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Notícias

Nessa terça-feira (18), a Microsoft anunciou novas ferramentas de inteligência artificial para o Microsoft 365. As novidades incluem capacidades específicas e otimizadas de agentes de IA para Word, Excel e PowerPoint.

Com a novidade, os usuários agora podem criar apresentações de slides, textos ou planilhas a partir de comandos complexos escritos, que podem incluir tanto ações diretas do arquivo quanto sugestões de conteúdos e suas estruturas.

O prompt é escrito em uma conversa embutida diretamente em cada um desses aplicativos, em que a resposta será dada através da utilização dos modelos de argumentação mais recentes. O conteúdo é criado separadamente pela IA e só depois é adicionado a um novo arquivo, aumentando assim a qualidade da entrega.

Além da criação de arquivos, os agentes de IA também respondem perguntas, auxiliam o usuário a moldar a estrutura de documentos e são capazes, ainda, de alterar o tom de voz ou o vocabulário, dependendo da finalidade da criação (como por exemplo um trabalho escolar ou uma apresentação corporativa).

Essas ferramentas ainda serão aprimoradas com o tempo, inclusive levando em consideração as sugestões que serão dadas pela comunidade.

No Excel, a IA pode aproveitar dados dos arquivos do usuário, e-mails e conversas para criar planilhas que são até modelos analíticos inteiros. A IA pergunta ao usuário, inclusive, quais as métricas e o design preferido para a criação de ilustrações e gráficos.

No PowerPoint, o usuário pode solicitar à IA uma apresentação baseada em um tema ou arquivo específico e selecionar o template, o tamanho e até mesmo o nível de detalhamento que desejar que os slides tenham. A criação leva somente alguns segundos para ficar pronta e pode ser completamente modificada pelo usuário.

Já o Word agora é capaz de transformar ideias em um conteúdo estruturado com vários formatos possíveis de texto, perguntando ao usuário preferências como o tom desejado e o objetivo do material.

Essas novidades fazem parte do Frontier, um programa de testes que conecta usuários diretamente às mais recentes inovações em IA da Microsoft, mesmo que em versões de teste.

A Microsoft anunciou, ainda, a chegada de agentes de IA autônomos na barra de tarefas do Windows 11.

 

 

Via: TecMundo
Imagem: BoliviaInteligente/Unsplash

A Microsoft implementou uma nova ferramenta no Teams para os usuários premium da plataforma. A principal função da novidade é bloquear capturas de tela automaticamente.

Intitulada “prevent screen capture” (impedir captura de tela, na tradução), a ferramenta foi divulgada em maio deste ano, mas só será lançada oficialmente no final do mês de novembro. A funcionalidade é voltada para as reuniões gravadas na plataforma.

Quando o recurso é ativado, ele bloqueia a captura de tela (também chamada de “print”) das chamadas de vídeo, impedindo que a ação seja feita por dispositivos Windows e Android; além de grande parte de aplicativos de terceiros.

Em computadores Windows, caso um usuário tente capturar a tela da chamada de vídeo, será exibido um retângulo preto no lugar do que seria a imagem capturada. Já em celulares ou tablets Android, será exibida ao usuário uma mensagem avisando que a captura de tela está restrita para aquela ação.

Vale ressaltar que os usuários que acessarem a uma reunião utilizando plataformas que não oferecem esse tipo de suporte apenas conseguirão entrar na reunião somente com áudio.

A Microsoft divulgou, ainda, que o bloqueio irá permanecer desativado por padrão no Teams e que os organizadores precisam ativá-lo manualmente antes de cada reunião.

O principal intuito dessa mudança é aumentar a segurança digital dos usuários para evitar vazamento de informações sigilosas, levando em consideração que a plataforma geralmente é utilizada para comunicação corporativa.

 

 

Via: Canaltech
Imagem: Sunder Muthukumaran/Unsplash

A rede social X (antigo Twitter) anunciou o lançamento do Chat, uma nova versão do sistema de mensagens diretas (DMs). A novidade substitui a antiga ferramenta de DMs e passa a oferecer aos usuários recursos como criptografia de ponta a ponta, suporte a chamadas, mensagens que desaparecem e novas funções de controle.

O Chat traz a criptografia de ponta a ponta tanto para as mensagens quanto para os arquivos enviados. Porém, a empresa divulgou que as informações de metadados, como por exemplo quem recebeu a mensagem ou o horário do envio, não são protegidas.

Uma outra questão é que o sistema ainda não conta com mecanismos capazes de alertar o usuário caso um ataque aconteça, o que significa que se um invasor interno ou a própria plataforma acabar comprometendo uma conversa, o usuário não conseguirá perceber. A empresa divulgou, ainda, que as ferramentas de verificação de autenticidade das mensagens e de identidade dos dispositivos estão em desenvolvimento.

Além da criptografia, o Chat também traz funcionalidades com o objetivo de oferecer mais privacidade aos usuários, incluindo mensagens que se autodestroem após um período selecionado e controles relacionados a capturas de tela, permitindo que o usuário bloqueie completamente o print ou receba alertas quando alguém registrar a conversa.

Outras novidades que foram implementadas são chamadas de voz e vídeo no próprio chat, possibilidade de editar e apagar mensagens, envio de arquivos diversos com proteção E2EE (criptografia de ponta a ponta), controle sobre prints e notificações, futuro suporte a mensagens de voz.

Até o momento, a novidade está disponível para iOS e web, mas deve chegar ao Android em breve.

 

Via: Olhar Digital
Imagem: Alexander Shatov/Unsplash

Nessa quinta-feira (13), a OpenAI anunciou uma nova ferramenta dentro da plataforma ChatGPT. Agora o serviço de IA conta com os chats em grupo, uma conversa colaborativa para que vários usuários utilizem a ferramenta em um mesmo ambiente.

Os chats em grupo são espaços colaborativos que possuem a finalidade de servir como um bate-papo em ferramentas de comunicação tradicionais, como o WhatsApp, por exemplo. Porém, nele os usuários também podem interagir com o ChatGPT, que tem participação ativa na conversa e pode responder prompts em tempo real ou gerar conteúdo.

Segundo a OpenAI, o intuito dos chats em grupo dentro da IA é juntar amigos, familiares ou colegas de trabalho em um mesmo espaço compartilhado para que possam planejar, tomar decisões ou pensarem em uma ideia juntos. A empresa divulgou como exemplos o planejamento de viagens e projetos de reforma de um cômodo.

Além disso, o recurso também pode ser utilizado em projetos rápidos de escola ou trabalho, tendo em vista que é possível compartilhar artigos, notas e perguntas para pedir que ele organize, resuma ou crie conteúdos.

Como funcionam os chats em grupo

O chat em grupo está disponível para todas as modalidades de usuário, sendo acessível tanto para quem utiliza a ferramenta gratuita quanto para quem usa as versões Go, Plus e Pro.

As conversas possuem capacidade para até 20 pessoas, que podem acessar o chat através de um link compartilhado por algum dos participantes. Ao entrar em uma conversa pela primeira vez, o usuário precisa criar um perfil simples com nome, nome de usuário e uma foto que ajude na identificação.

Quanto às funções disponíveis, diversas das funcionalidades do ChatGPT convencional estão liberadas nas conversas em grupo, incluindo a geração de texto ou imagem, buscas pela internet, comandos de voz e anexo de arquivos ou fotos para aprimorar um prompt.

As respostas dadas pela IA são todas geradas pelo GPT-5.1 Auto, que é um modelo de linguagem capaz de selecionar qual é o melhor LLM da OpenAI disponível no momento, baseado no tipo de prompt e no tráfego atual.

Durante as conversas, o ChatGPT pode responder naturalmente quando achar que é a melhor opção ou quando for questionado sobre algo, mas ele também pode saber a hora de não se manifestar na conversa para não interferir no chat.

Além disso, nas configurações do criador da conversa, é possível configurar as instruções ao ChatGPT, nomear o grupo, adicionar ou remover pessoas e silenciar notificações.

Por enquanto, a memória do ChatGPT que se lembra dos gostos e das configurações de preferência dos usuários não é ativada nas conversas em grupo por motivos de privacidade; mas a companhia já divulgou que está aprimorando as personalizações para permitir esse tipo de interação em uma atualização futura.

Até o momento, a OpenAI só distribuiu a novidade para alguns países, que são o Japão, Coreia do Sul, Taiwan e Nova Zelândia. Há, ainda, a promessa de expansão dos testes depois de receber críticas e sugestões dos usuários; mas por enquanto não há previsão de quando será feita a expansão para outros países, incluindo o Brasil.

 

 

Via: TecMundo
Imagem: Divulgação/OpenAI 

O Google Drive agora é capaz de gerar resumos em áudio de PDFs longos com a ajuda da IA Gemini. A novidade cria versões narradas em um estilo de podcast, com uma duração que varia de dois a dez minutos.

O objetivo do novo recurso é facilitar a leitura de documentos maiores, possibilitando que o usuário ouça o conteúdo enquanto realiza outras tarefas, sem que seja necessário abrir o arquivo original.

A ferramenta utiliza a IA Gemini para analisar o conteúdo de PDFs extensos e gerar automaticamente um resumo falado em formato de podcast. Em alguns segundos, o sistema gera um áudio de 2 a 10 minutos, destacando os principais pontos do texto. Depois de gerado, o arquivo é salvo na pasta “Audio overviews” dentro do Drive e, até o momento, está disponível apenas para documentos em inglês.

O recurso começou a ser liberado gradualmente nessa quarta-feira (12) para os assinantes do Google One AI Pro e AI Ultra. Nas empresas, a novidade já está sendo disponibilizada nos planos Workspace Business Standard e Plus, Enterprise Standard e Plus, AI Pro for Education e AI Ultra for Business.

 

 

Via: Canaltech
Imagem: Rubaitul Azad/Unsplash

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