logo-centro-topo-CIDAC.png

Notícias

Nessa terça-feira (02), o Google anunciou novas funcionalidades para o Android 16, que chegam com o objetivo de deixar os dispositivos mais personalizados e mais fáceis de gerenciar. A mudança inclui ferramentas alimentadas por IA, funções de controle parental e acessibilidade.

De acordo com a empresa, a novidade marca a nova forma de como as atualizações irão funcionar, substituindo um único update anual por lançamentos mais frequentes, possibilitando que os usuários tenham acesso aos recursos assim que eles estiverem disponíveis. Os primeiros dispositivos a receberem as novidades serão os celulares Pixel.

Novos recursos do Android 16

Entre as novidades, estão os resumos de notificações baseados em IA. Eles são capazes de oferecer uma compreensão rápida de conversas individuais e em grupo para que o usuário possa ficar por dentro dos assuntos. O sistema também passa a agrupar as notificações automaticamente, silenciando as que não são prioridade.

Um outro destaque é a interface mais pessoal, que traz ícones temáticos para um layout mais minimalista e formas de ícones personalizadas na tela inicial.

A atualização também possibilita que pais e responsáveis gerenciem os controles parentais no dispositivo dos menores de idade, com a proteção por PIN.

Além disso, o Android 16 também implementou as legendas em vídeos ao vivo, incluindo chamadas, lives e redes sociais, além de novas combinações de adesivos Emoji Kicthen para as festas de fim de ano.

A sinalização de ligação urgente chega para avisar aos contatos sobre a importância da ligação, enquanto as abas fixadas no Chrome ajudam a guardar páginas para ler depois.

Quando um usuário for adicionado a grupos no aplicativo Mensagens por contatos desconhecidos, o sistema irá mostrar uma mensagem com informações daquela conversa e dicas de segurança. A partir disso, o usuário poderá optar por sair do chat, bloquear o número e denunciá-lo como spam.

Um outro destaque é a possibilidade de utilizar a funcionalidade Circule para Pesquisar para conferir se uma mensagem recebida é verídica ou utilizada em golpes. Ao adicionar a ferramenta, a Visão Geral de IA irá fornecer orientações para que o usuário não caia em fraudes online.

Novos recursos de acessibilidade

Em celebração ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, foram implementados mais recursos de acessibilidade, como por exemplo a detecção do tom emocional em vídeos, que utiliza IA para entender a intenção do falante. As legendas expressivas também são capazes de identificar ruídos e suspiros, entre outros sons.

A atualização oferece, também, uma experiência aprimorada com mouse externo para cliques na tela, facilitando o acionamento do acesso por voz através do Gemini. Para isso, basta pedir à IA do Google para habilitar a função. A conexão de aparelhos auditivos com um clique e ditado por voz com o TalkBack também chegam como destaques.

Além disso, também chegou uma ferramenta de IA para descrever cenas que serão capturadas na foto e tema escuro expandido para todos os aplicativos, melhorando a visualização.

Até o momento, o Google ainda não confirmou quando as novidades chegarão para todos os celulares com Android 16.

 

 

Via: TecMundo
Imagem: Divulgação/Google

As legendas das postagens do Instagram podem passar por uma mudança em breve. Isso porque a plataforma está testando um limite para o uso de hashtags inseridas nas legendas dos posts do feed.

Segundo o site Canaltech, o portal DroidApp divulgou que alguns usuários da Meta que moram em outros países perceberam que o aplicativo começou a restringir o uso de hashtags, permitindo apenas três por publicação. Apesar disso, em testes realizados pelo Canaltech, o site verificou que foi exibido um limite de cinco hashtags por legenda, o que indica que o recurso ainda está passando por testes.

A provável modificação na plataforma para reduzir o uso de hashtags pode fazer parte de uma medida do Instagram para diminuir a “poluição visual” nas postagens. Além disso, a utilização de entre 10 a 20 hashtags pode ser interpretada pelos algoritmos como spam, causando um efeito inverso e reduzindo a visibilidade do conteúdo.

Apesar disso, vale ressaltar que as hashtags ainda são importantes para separar as publicações em categorias e, assim, facilitar a descoberta de novos conteúdos.

 

 

Via: Canaltech
Imagem: Mariia Shalabaieva/Unsplash

O Google Chrome para Android deve receber um recurso já presente na versão de Desktop. A funcionalidade em questão é a que permite que o usuário fixe as abas que desejar.

A versão experimental do aplicativo geralmente recebe funções que podem chegar à versão estável depois, porém essa funcionalidade especificamente também já pode ser ativada manualmente pelos usuários que desejarem, através de uma flag no Chrome estável (chrome://flags/#android-pinned-tabs).

Quando é habilitado, o recurso pode ser utilizado após uma reinicialização do programa. A opção de fixar uma guia é exibida ao pressionar e segurar na que desejar e, depois disso, é só selecioná-la para que essa guia específica seja prioridade entre as outras abas.

O recurso pode ser útil para os usuários que desejam organizar melhor as diversas abas abertas, ou até mesmo para impedir que o usuário feche uma aba por acidente enquanto clica no botão “X” para fechar as demais guias.

Embora a data de lançamento do recurso que permite fixar abas ainda não tenha sido divulgada, é provável que a novidade seja distribuída para todos os usuários do Android em breve.

 

 

Via: TudoCelular
Imagem: Deepanker Verma/Pexels

O WhatsApp está testando uma opção de reagir a uma atualização de Status utilizando um adesivo de emoji. A novidade foi encontrada na atualização 2.25.36.6 pelo site WABetaInfo, que divulgou a informação nessa quinta-feira (27).

A novidade irá permitir que os usuários reajam a atualizações de status através de adesivos de emojis. O recurso irá funcionar da mesma forma que os Stories do Instagram, em que os criadores podem posicionar uma figurinha de emoji diretamente em uma foto ou vídeo para que os espectadores entendam imediatamente como interagir com o conteúdo.

Apesar de o emoji de rosto com olhos de coração ser a opção padrão para os adesivos de reação, os usuários poderão personalizar com os emojis que desejarem. Isso porque, antes de publicar uma atualização de Status, os criadores poderão ver todos os emojis e selecionarem aquele que melhor reflete o humor, o tema ou a intenção emocional do conteúdo.

Assim como funciona nos Stories do Instagram, assim que o usuário clica no adesivo, o WhatsApp envia instantaneamente a reação ao autor da publicação, para que ele saiba quais usuários reagiram à publicação. Vale ressaltar que apenas o autor da publicação pode visualizar quem reagiu ao conteúdo.

Até o momento, a novidade está disponível para alguns testadores beta que instalaram as atualizações mais recentes do WhatsApp beta para Android na Google Play Store. Além disso, segundo o WABetaInfo, alguns usuários da versão estável do mensageiro também relataram ter recebido acesso, o que significa que a distribuição pode estar sendo expandida para receber um feedback mais amplo sobre a novidade.

Ainda de acordo com o site, nas próximas semanas mais usuários do Android devem receber gradualmente a nova ferramenta.

 

 

Via: WABetaInfo
Imagem: Reprodução/WABetaInfo

Por: Letícia Nascimento

Nessa terça-feira (25), aconteceu a entrega de certificados aos alunos que concluíram o módulo avançado do curso Introdução à Programação, oferecido pelo Centro de Informações e Dados de Campos (CIDAC).

O primeiro módulo do curso foi concluído em setembro, quando os alunos receberam o certificado da primeira fase. Nesse módulo básico, eles aprenderam como funcionam as ferramentas digitais Windows, Word, PowerPoint e Excel.

Já no segundo módulo, foi oferecido aos alunos o curso Introdução à Programação, que tem o objetivo de apresentar os conceitos básicos de programação, além de ensinar a utilizar o App Inventor, uma aplicação criada pelo Google que possui recursos visuais práticos e divertidos, possibilitando a criação de aplicativos de verdade para celular. Nessa trilha, os alunos aprendem Lógica de programação e algoritmo; Linguagens de programação; Ferramentas de programação visual; e Programando com app Inventor.

As novas turmas serão formadas no próximo ano e as inscrições serão abertas em breve. As informações serão divulgadas através do portal do CIDAC e do Instagram @campos.cidac.

 

Imagens: CIDAC

Manual do Servidor

Políticas de Privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.